segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

City Tour + Mangue seco

Hoje fizemos um pequeno tour pela cidade e vimos o símbolo que explica a origem da palavra Aracaju (seria por conta da existência de muitas araras e cajus na região), vimos o pier (pier do Imperador) que Dom Pedro I adentrou pela cidade na sua primeira visita, o mercado central, a marinha do Brasil, o pier que saem passeios de catamarã, a beira rio (rio Sergipe) e um pouco do centro.
Depois pegamos a estrada e seguimos para conhecer Mangue Seco onde filmaram Tieta do Agreste. O acesso via Aracaju se dá através da Ponte Joel Silveira, que atravessa o Rio Vaza-Barris, pode-se seguir as praias via litoral Sul de Sergipe, seguindo-se a estrada até o Porto da Nangola no povoado do Porto do Mato. Neste local, é possível deixar o carro em um estacionamento,e por barco é feita a travessia do Rio Real para Mangue Seco. São uns 80 km até lá. O passeio de barco custa R$ 80,00 para até 6 pessoas. É bem interessante e tem umas belas paisagens pelo caminho. O hospitaleiro lugarejo de Mangue Seco fica no Estado da Bahia, vale a pena conhecer. Quando voltamos segui a dica do Ricardo e fomos comer um pitu no restaurante "Pitu com pirão da Eliana". Valeu Ricardo, foi uma ótima dica. Hoje é o último dia do ano e iremos passar no restaurante Sal e Brasa... reservamos uma mesa no sistema all inclusive e viraremos para 2013 na expectativa de um recomeço de prosperidade, bons negócios e muita saúde. A todos que tem acompanhado o blog de forma ativa (pai, Cris e Ricardo) deixamos um beijo no coração de vocês e no próximo ano a gente se econtra para falar pessoalmente da viagem para Sergipe. Aos leitores anônimos do blog esperamos que este passeios sirvam como dicas para sua próxima viagem para Sergipe.
































domingo, 30 de dezembro de 2012

Conhecendo o Canion de Xingó

Olá queridos, antes de começar quero mostrar nossa foto ontem lá no shopping RioMar, onde o Iury ganhou 1.000 bônus para trocar por prêmios no game station.

Hoje falaremos sobre a experiência de conhecer um pouco do sertão sergipano. O nosso itinerario foi o seguinte: ao invés de ir de carro, alugamos uma VAN e seguimos para um dos melhores (se não o melhor destino turistico de Sergipe). De início, falo para vocês que passamos a ponte que vai para Atalaia Nova para pegar duas colegas de viagem e vi como ainda existe uma riqueza muito grande para ser aproveitada em relação para quem compra como para quem vende (quem é investidor entende o que eu digo). Depois seguimos para o interior e o que eu vi foi um inicio muito bem arborizado e fértitl, mas ao seguir por uns 70 Km a paisagem começou a mudar... o verde trocou de lugar pelo marrom... tudo ficou seco e vi que o cenário é exatamente igual ao Ceará. Muitas plantações de cactos que servem de alimento para o pouco gado que existe no Estado. Passamos pelo lugarejo chamado Poço Redondo onde Lampião e seu bando assassinaram muitas pessoas. A paisagem começou novamente a mudar um pouco quando chegamos perto do "velho Chico", pois o antigo governador do Estado (João Alves) fez um projeto de irrigar a região usando as águas do único e genuíno rio brasileiro: o São Francisco. O verde começa a tornar. Chegamos na Usina Hidroelétrica do Xingó e o que vimos foi algo complicado...uma infinidade de carros e pessoas. Nunca imaginei que seria tão lotado, mas depois de cruzar 220Km durante 4 horas e passar por 158 quebras molas (em média 1.3Km a cada lombada) teríamos que aguardar pelo que ainda viria. Depois que nosso guia (Marcelino) conseguiu estacionar e comprar as passagens do barco, ficamos ainda 1 hora e meia aguardando a chegada do Catamarã. Pegamos um dos melhores locais no barco, e o passeio foi sensacional. A paisagem no início é um contraste de caatinga com cerrado no meio de um rio, mas depois vira uma grande parede de pedras com um rio correndo ao centro o que torna numa imagem magnifica. Ao chegar existe um banho e um passeio de barco até dentro do limite máximo do Canion que é o ponto alto. As horas que passamos para ir e voltar valeram a pena, pois conhecemos o melhor que existe de turismo em Sergipe e ficamos muito contentes com isto. Ao final um lindo por do sol para fechar com chave de ouro.