terça-feira, 23 de maio de 2023

Cataratas do Iguaçu, Usina Itaipu e Templo Budista

4º Dia - Depois do café da manhã fomos para o passeio das Cataratas. Uma distância de 27 Km do hotel. O estacionamento foi de R$ 40,00. Na entrada do complexo, pegamos uma fila bem pequena e conseguimos sair rápido no ônibus de 10h. Da entrada até o início da trilha, foram 20 min, pois é uma distância de mais ou menos 12 Km. Na trilha de 1.5 Km vamos curtindo e tirando fotos de várias paisagens que pegam partes das cataratas. Ao chegar no centro de visitantes, fomos até a última passarela onde é possível tirar belas fotos das quedas dessa beleza esculpida pela natureza que inclusive nos brindou com belos arco íris pelo caminho. Na volta, vimos vários ônibus lotados e na entrada do complexo, uma fila gigantesca... ainda bem que chegamos em um horário bom. Saímos de lá 11h30 seguindo para a hidroelétrica de Itaipu que ficava a uma distância de 35 Km das Cataratas. Chegando lá, mais um estacionamento de R$ 26,00. Na entrada para pegar o ônibus do roteiro, um senhor chamado João conversou bastante com a gente. Ele é um dos 5 últimos funcionários que trabalharam na construção da usina e que atualmente é colaborador da Itaipu como um guia turístico. Boas histórias e lembranças que ele nos contou. Depois seguindo pelo percurso, vimos a grandiosidade que é a estrutura da usina binacional Itaipu. É um tipo de obra que nunca mais o Brasil irá construir. Saímos de lá às 14h para visitar o templo budista de Foz. Nesse momento tivemos um contato com um ambiente que traz paz e tranquilidade. Fomos para o Shopping Cataratas que é perto do nosso hotel para almoçar e conhecer a Havan. Chegamos no hotel às 17h.

Final do dia levamos na bagagem uma experiência com uma maravilha da natureza, uma maravilha artificial construída pelo homem e uma maravilha para a espiritualidade.