sábado, 3 de março de 2012

Terceiro dia em Paris (5 graus)

Bem, hoje como o último dia completo em Paris, resolvemos finalizar o city tour pela linha verde (fomos na linha amarela e ainda ficaram faltando as linhas azul e vermelha) e a noite pagamos um jantar na Torre Eiffel mais um cruzeiro pelo rio Sena (só que este resolvemos não ir, pois estavámos muito cansados... e o ticket que recebemos vale por 1 ano). Vou descrever o que fizemos e o que diz cada uma das fotos abaixo.
 Aqui uma casa de frutos do mar (fruits de mare) que tem muitas por lá.
 Aqui começamos o city tour pela linha verde.
A praça da República e que representa a Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Isto me fez lembrar da trilogia das cores do cinesta polonês krzysztof Kieslowski (A liberdade é azul, A Igualdade é Branca e A Fraternidade é Vermelha).
A temperatura aqui estava uns 5 graus com uma sensação térmica bem menor... só não sei dizer quanto...acho que lasquei meus lábios.


Passando novamente pelo Louvre, só que desta vez não descemos.

Esta é a primeira ponte (Le Pont Neuf - traduçao: A Ponte Nova) construída em Paris, sendo inaugurada em 1607. Ela permanece com todo o seu projeto original (pedra por pedra).

Catedral de Notre Dame (tradução: Nossa Senhora) foi iniciada a contrução em 1163 e finalizada em 1345. Não descemos para olhar por conta do tempo, mas existe uma grande história sobre esta igreja.

Existem mais de 30 pontes por Paris. Esta aqui não lembro o nome, mas é feita de cobre e no seculo 17 existiam mais de 65 residencias. Posteriormente estas casas foram retiradas.
Aqui uma foto do chamado Bairro Latino de Paris. Este nome se deve ao fato que no século XII criou-se ali a Universidade de Paris. E a raiz disto, o bairro adquire uma forte tradição universitária. Do ano 1253 a 1793 a língua oficial de Paris era o latim, mudando em seguida.
 Casa da Moeda (Maison et o Musée de la Monnaie).
Os famosos bouquiniste do Sena, vendendo livros antigos, cartões postais, e as eternas lembranças de Paris. O interessante são estas bancadas... elas são móveis e se fixam exatamente na anatomia do muro que percorre o rio Sena.
 Não lembro o que era...:(
 Também não.  :-(
 Passando por uma das 30 e tantas pontes de Paris.
Obelisco de Luxor. É um obelisco de mais de 3.300 anos que foi trazido do Egito. Chegada em Paris:1833.
Praça da Concórdia. Aqui existe uma história gigantesca. Vou comentar apenas sobre a revolução francesa que a partir de 1782, após instalação da guilhotina...milhares de pessoas foram decapitadas, inclusive Luis XVI e Maria Antonieta. Fala-se que o cheiro de sangue era tão grande que algumas pessoas nem conseguiam passar perto da praça.
Chegando no arco do Triunfo que foi construído para homenagear as vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Existem gravados nele 128 batalhas e o nome de 558 generais. O arco localiza-se na praça Charles de Gaulie, uma das duas extremidades da avenida Champs-Elysees.


Mais uma passadinha na torre do lado de outro monumento que não lembro o nome.
 Quase que perdia a foto pegando a torre.
O ticket da subida na torre pelo elevador. Vou falar uma coisa... só cara querendo muito ver lá de cima, pois as filas são quilométricas. Como nós pagamos o jantar pegamos uma fila VIP que ainda bem demorou apenas 60 minutos. A turma da geral deve levar pelo menos umas 3 horas pra conseguir entrar.

A entrada... acho que era um tipo de presunto.
 O vinho.
 O prato principal: frango com batatas.
 A sobremesa... não me pergunte que não sei o que é.
 No cine da Torre Eiffel.
 No primeiro andar da torre.
Uma vista da torre da Champs de Mars (um jardim enorme que tem em frente a torre).

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Viagem,,,Te amo! Ny

dutra disse...

Que viagem fantástica, e fiquei curioso da sobremesa que vc não soube dizer o nome, mas era ao menos gostosa? rsrsrsr. Estou curtindo tambem essa viagem com vc, um abraço do pai...